
O que é metotrexate?
O metotrexate é um medicamento utilizado em várias doenças. Na dermatologia pode ser utilizado para o tratamento de psoríase, doenças bolhosas, dermatite atópica, alopecia areata, esclerodermia entre outros.
Ele funciona reduzindo a atividade do sistema imunológico, ajudando a controlar a inflamação e os sintomas associados a essas condições.
Como tomar o medicamento?
O metotrexate pode ser feito via oral, subcutâneo ou intramuscular. Em geral, a forma mais comumente prescrita é a via oral. Neste caso, o paciente toma o medicamento uma vez por semana ou pode tomar parte num dia e parte no dia seguinte. É importante verificar bem o número de comprimidos e os dias a serem tomados. Na maioria dos casos não se faz dose diária!
Além do metotrexate, é importante associar o ácido fólico, para evitar anemia. Há vários esquema de uso, a ser determinada pelo médico que prescrever o medicamento.
Precisa fazer exames?
Sim! Tanto antes de iniciar o metotrexate, quando periodicamente são necessários os exames de sangue e de outros testes. Isso serve para ver se há efeitos adversos e monitorizar o tratamento.
Como é um imunossupressor, se houver suspeita de infecções, o médico deverá ser contatado e o tratamento iniciado o quanto antes.
Quais são os efeitos colaterais?
Como qualquer outro medicamento, o metotrexate pode causas alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são náuseas, fadiga, intolerância gástrica e alterações nos exames de sangue.
Efeitos colaterais raros que devem ser informados ao seu médico incluem falta de ar, icterícia (amarelão na pele) e surgimento de várias feridas (aftas) na boca.
É importante evitar medicamentos que interajam com o metotrexate e substâncias que possam prejudicar o fígado, como consumo de álcool em excesso durante o tratamento.